Aprenda sobre a Bíblia

Início » Artigos, estudos e dicas » Meu Youtuber preferido

Meu Youtuber preferido

Por Reverendo Célio Teixeira Júnior*

Em uma definição livre, o YouTube é um site que permite que os seus usuários carreguem e compartilhem vídeos. Embora muitos não saibam defini-lo de forma técnica, podem, no entanto, de forma prática, fazer uso dos de seus recursos com facilidade. Vídeos feitos no YouTube se tornaram uma febre mundial. Normalmente são vídeos curtos que retratam o cotidiano das pessoas, ou que oferecem dicas e conselhos nas mais diferentes áreas de interesse.

Os criadores e divulgadores frequentes de tais vídeos são chamados de youtubers. Eles fazem um enorme sucesso principalmente entre crianças, jovens e adolescentes. Conquistam admiradores apaixonados e são capazes de arrastar atrás de si milhões de seguidores. O mercado para eles tem sido generoso e muitos estão se enriquecendo com o marketing que acompanha tais vídeos e com a fama que eles próprios alcançaram.

Muitos destes vídeos são inocentes, úteis e de grande valia para quem busca ou está atrás de informações. No entanto, há muito lixo moral que tem sido despejado sobre a mente e o coração dessa geração mais nova. Isso sem contar que o palavreado é, muitas vezes, chulo, vulgar, irreverente e malicioso. Tais youtubers estão fazendo a cabeça de crianças e adolescentes e cada dia que passa estão se tornando ídolos e formadores de opinião.

Ainda que este assunto seja novo e não haja nem mesmo conceitos éticos e morais mais profundos que do ponto de vista da filosofia e da educação possam norteá-lo, você e eu, que somos seguidores de Jesus, precisamos ter o nosso ponto de apoio e buscarmos o nosso comportamento à luz de uma cosmovisão bíblica. Então, é preciso responder à questão: quem é o meu youtuber preferido?

Frequentemente a internet divulga a lista dos youtubers mais seguidos no mundo e no Brasil. Assistir alguns dos vídeos de maior sucesso deles, eu confesso, dá arrepio na alma, faz a testa, de qualquer um que carrega algum tipo de valor cristão, franzir de preocupação. Veja bem, não se trata de ser antiquado ou ultrapassado, mas de estar alerta, com os ouvidos atentos e o coração guarnecido.

Sem querer estabelecer uma lista de qual youtuber deve ser colocado como aceitável e qual deve ser rejeitado, sugiro que todos sejam avaliados à luz do seguinte ensino bíblico: “Sede imitadores meus e observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós. Pois muitos andam entre nós, dos quais, repetidas vezes, eu vos dizia e, agora, vos digo, até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo. O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles está na sua infâmia, visto que só se preocupam com as coisas terrenas” (Fp 2.17-19).

Paulo não  foi nenhum  youtuber, mas  ele foi  inspirado  pelo  Espírito de Deus. O apóstolo Paulo era um imitador de Cristo, portanto, ele podia dizer sem medo de ser gabola: “Sede imitadores meus”. O exemplo de Paulo é de alguém que buscava ajuntar tesouros no céu, de alguém que pensava nas coisas do alto e tinha o ideal celestial como o seu padrão de comportamento aqui na terra. Ao contrário do que ele ensinava, no entanto, encontravam-se aqueles que, no dizer do apóstolo, eram “inimigos da cruz”.

Ao analisarmos de perto o que caracterizava os inimigos da cruz, encontramos então o parâmetro para sabermos a quem devemos colocar de lado em nossas preferências e até mesmo em nosso aprendizado e curtição no mundo virtual. Os inimigos da cruz não são aqueles que jogam pedras na cruz ou a ridicularizam, mas aqueles que fazem de si mesmos os seus próprios deuses e só se preocupam com as coisas terrenas. Ao dizer que o deus deles é o ventre, Paulo sintetiza aqui todo tipo de prazer que o homem busca como um fim em si mesmo.

O texto diz que o destino deles é a perdição e a glória deles está na sua infâmia, ou seja, naquilo que é vergonhoso. Fica então aqui o alerta para todos nós. Nada contra ter um youtuber preferido, desde que ele não me leve para longe de Jesus e de sua palavra.

  • Célio Teixeira Júnior é pastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Lavras (MG).
maio 2018
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031