Aprenda sobre a Bíblia

Início » Artigos, estudos e dicas » Diga não à inquietação!

Diga não à inquietação!

Por Reverendo Célio Teixeira Júnior*

A palavra inquietação, significa o estado de turbulência, perturbação, apreensão e ausência de sossego. O inquieto é o indivíduo oscilante, agitado e apreensivo. Há pessoas assim, que não sossegam nunca e vivem de forma agitada. Ainda que a palavra tenha um sentido positivo, pois pode produzir uma boa saída na hora da crise e ser uma reação à morbidez e à apatia, o seu uso é, com frequência, negativo. Ou seja, é triste viver sem sossego e agitado. É desolador não conseguir se aquietar.

Há um belo Salmo da Bíblia que considera sobre a transitoriedade da vida e sua fragilidade e que nos faz lembrar que a inquietação é vã, não vai tornar a vida mais útil e nem tampouco há de prolongar os nossos dias sobre a terra: “Com efeito, passa o homem como uma sombra; em vão se inquieta; amontoa tesouros e não sabe quem os levará” (Sl 39.6). É como se o salmista estivesse dizendo que a inquietação é pura perda de tempo. Além disso, é preciso saber fazer boas escolhas a fim de que a inquietude não seja o padrão de nosso comportamento e a mola propulsora da ansiedade.

Por vivermos em um mundo inquieto, é preciso saber que há uma forte tentação para seguirmos o seu modelo. Longe de ser um convite à indolência, a Bíblia nos ensina que precisamos aprender aquietar o nosso coração. O famoso bispo de Hipona, Agostinho, disse certa vez: “Inquieto é o meu coração até que descanse em ti”. Palavras como descansar, esperar e confiar são bons antídotos para esse tipo de veneno letal que corre nas veias de nossa sociedade nestes tempos chamados de pós-modernos. A inquietação, portanto, pode nos roubar o que a vida tem de melhor para nos oferecer.

Talvez seja importante, então, destacaralguns dos tesouros preciosos que nos são tirados quando a inquietude ou a inquietação toma conta da alma, quando ela invade o coração e quando a mente se submete ao seu comando.

O primeiro desses tesouros é o temor do Senhor. A Bíblia diz: Melhor é o pouco, havendo o temor do SENHOR, do que grande tesouro onde há inquietação” (Pv 15.16). A inquietação pode, de fato, nos deixar tão absortos quanto às nossas procuras que acabamos por desprezar o mais importante: “O temor do Senhor”. Perder o temor do Senhor por causa da inquietude é péssimo sinal e escolha desastrosa. A Bíblia diz que o “temor do Senhor é o princípio da sabedoria” (Sl 111.10; Pv 1.7).

O segundo tesouro assaltado pela inquietude é o tempo precioso que precisamos aproveitar, aos pés do Senhor Jesus, para ouvirmos a sua palavra. Há um exemplo na Bíblia de uma pessoa que, por causa da inquietação, estava perdendo a melhor parte: “Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas” (Lc 10.41). Às vezes, precisamos nos aquietar a fim de que possamos ouvir o conselho manso do ensino de Jesus, o cicio tranquilo da voz de Deus que segreda ao nosso coração verdades restauradoras.

Em terceiro lugar, a inquietude tem a especialidade própria em roubar de nós a harmonia nos nossos relacionamentos interpessoais. Quantas vezes não nos damos bem com as pessoas à nossa volta porque, na verdade, não estamos bem dentro de nós mesmos, estamos agitados e envolvidos no exercício negativo de vivermos inquietos e exageradamente preocupados. Não conseguimos nem sequer ouvir os que estão à nossa volta. Há, por causa disso, uma espécie de irritação à flor da pele. Para construirmos pontes significativas de amizade e companheirismo precisamos aprender a aquietar os lábios e o coração (Tg 1.19).

Meu querido irmão, diga não à inquietação. Aconselho que você tome, todas as manhãs, uma boa dose de paciência e pratique todos os dias o “exercício localizado” da confiança na providência de Deus. Faça isso e conserve assim os três tesouros melhores da vida: O temor do Senhor, a Palavra de Cristo e a boa convivência com o próximo.

  • Reverendo Célio é pastor da Igreja Presbiteriana de Jaú (SP)
Anúncios
maio 2017
S T Q Q S S D
« abr   jun »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
%d blogueiros gostam disto: