Aprenda sobre a Bíblia

Início » Artigos, estudos e dicas » Exercitando a paciência à luz da Bíblia

Exercitando a paciência à luz da Bíblia

Por Diego Nascimento*

Pare tudo o que está fazendo nesse instante e tente descobrir quantas vezes já perdeu a paciência. Está difícil de chegar ao resultado? Eu já imaginava. Saiba que se essa mesma pergunta for feita ao seu amigo, vizinho ou colega de trabalho, o embaralho mental na busca por uma resposta também ocorrerá. Essa falta de paciência tem sido o principal motivo para discussões, violência física, discórdias e tomadas de decisão totalmente precipitadas.

O livro de Provérbios capítulo 14, verso 29, diz que  “O homem paciente dá prova de grande entendimento, mas o precipitado revela insensatez.” De fato, esse é um grande exercício e, cá entre nós, viver numa época onde 24 horas parecem não ser suficientes para cumprir toda a agenda é um grande fardo. Tantas tarefas, compromissos e problemas fazem da irritação e do desespero companheiros diários. Meu convite hoje é curto e objetivo: vamos lutar contra essa maré de impaciência.

Com frequência converso com pessoas que dizem ter sido alvo de agressividade no ambiente de trabalho ou em relações familiares. Quando o autoritarismo não é a causa majoritária, a falta de paciência do “agressor” é um dos sintomas mais comuns. O livro de Efésios capítulo 4, verso 2, cita uma importante recomendação de Cristo: “Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor. “ Será que temos avaliado nossas atitudes ao ponto de reconhecermos quando “exageramos na dose? ”

Nunca se falou tanto em harmonia. Os livros de autoajuda lotam prateleiras prometendo ensinar aos leitores como equilibrar sentimentos e emoções, mas uma coisa eu digo: aprendo, diariamente, a exercitar a paciência por meio do único livro capaz de transformar gerações: a Palavra de Deus. Por mais que eu seja alvo de ataques preciso entregar minhas preocupações, ira e agitações nas mãos de Cristo. O apóstolo Paulo na carta aos Colossenses 3:12 registra um mandamento que é notável no cotidiano de quem busca a intimidade com o Senhor: “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade. ” 

Passou dos limites ao conversar com alguém? Peça desculpas. Está a ponto de explodir diante de tantas preocupações? Não tente resolver tudo sozinho. Acha que o mundo não entende os seus sentimentos? Reavalie suas decisões e fale com Deus: ELE está pronto a ouvir o seu desabafo e a orientar a sua vida por meio das Sagradas Escrituras.

  • Diego Nascimento é presbítero da I Igreja Presbiteriana de Lavras (MG).
Anúncios
fevereiro 2017
S T Q Q S S D
« jan   mar »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728  
%d blogueiros gostam disto: