Aprenda sobre a Bíblia

Início » Artigos, estudos e dicas » I Igreja Presbiteriana de Lavras: um presente centenário

I Igreja Presbiteriana de Lavras: um presente centenário

Por Diego Nascimento*

Era o ano de 1892. Os residentes da pequena Ribeirão Vermelho não imaginavam que aquele grupo de norte-americanos que havia desembarcado na estação de trem, cercado de bagagens e falando um idioma estranho, seria responsável por um dos mais notáveis capítulos da cidade de Lavras, distante apenas 9 Km daquele trecho do Rio Grande. Assim podemos registrar a chegada oficial dos missionários que, pouco depois, instalaram o Colégio Evangélico atual Instituto Presbiteriano Gammon.

A transferência do educandário originalmente fundado em Campinas (SP) para o interior de Minas Gerais foi um ato necessário em virtude do surto de febre amarela que a cada dia ceifava a vida de estudantes e docentes. O que pouca gente sabe é que ao mesmo tempo em que as atividades escolares se desenvolviam na “Terra dos Ipês” o Reverendo Samuel Rhea Gammon, juntamente com munícipes que tinham declarado sua pública profissão de fé em Cristo, organizavam e realizavam reuniões de estudo bíblico e cultos na residência do Sr. Francisco Augusto Deslandes, localizada na Rua Direita (hoje Barão do Rio Branco) e esquina com a Rua do Fogo (hoje Bernardino Macieira), que mais tarde foram transferidas para um salão da Escola das Meninas (Instituto Evangélico) e, em seguida, para a casa de D. Carlota Maria da Conceição. Um cenário muito desafiador diante de uma comunidade que desconhecia o presbiterianismo e a teologia reformada.

Mesmo com as perseguições e até falta de condições de locomoção em dias de chuva forte, o trabalho continuou. Em 1897 foi organizada a “Sociedade da Egreja Presbyteriana de Lavras”, em terreno adquirido do Sr. Alferes João Fernandes de Oliveira e de seu irmão Thomaz Oliveira. Nesse mesmo período foram aprovados o Regimento e o Estatuto Interno. Quatorze anos mais tarde, em 1911, era organizada a I Igreja Presbiteriana de Lavras que já funcionava em um Templo construído no final do século 19. Em virtude do aumento da membresia a estrutura original foi demolida em 1942 dando lugar, em 1944, ao atual Templo localizado à Praça Leonardo Venerando Pereira, 179, Centro.

Ações missionárias sempre foram uma realidade e continuam a todo vapor. Antigas congregações se tornaram as atuais II e III Igreja Presbiteriana. Projetos em prol da comunidade local, a exemplo da criação da Associação Beneficente Evangélica de Lavras (Abel), na década de 1990, tem permitido a oferta de cursos para gestantes por meio de palestras com a presença de médicos, psicólogos, assistente social e outros profissionais da área.

Atualmente a I Igreja, que celebra seus 105 anos de organização, é responsável por quatro congregações no Presbitério Alto Rio Grande e três pontos de pregação. Na sede, atividades abrangendo crianças, jovens e adultos formam um calendário semanal com foco na exposição e semeadura da Palavra de Deus, razão maior de nossa existência. Por meio de programas de rádio e publicações em jornal impresso, a Igreja tem a oportunidade de ampliar a distribuição da Mensagem. Com a chegada da internet, foi criado o site aprendasobreabiblia.wordpress.com, que reúne comentários bíblicos semanais e curiosidades para uso na Escola Bíblica Dominical.

Com o lema “Entrai para adorar, saí para servir” a I Igreja Presbiteriana de Lavras continua a fazer história por meio da pregação do Evangelho, debaixo da graça Daquele que é o mesmo ontem, hoje e sempre. ”

É tempo de celebrar!

Com as bençãos de Deus

Equipe EBD 

I Igreja Presbiteriana de Lavras (MG)

Anúncios
outubro 2016
S T Q Q S S D
« set   nov »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
%d blogueiros gostam disto: