Aprenda sobre a Bíblia

Início » Artigos, estudos e dicas » Quatro exemplos de humildade, de interesse pelos outros (Fp 2.3-4)

Quatro exemplos de humildade, de interesse pelos outros (Fp 2.3-4)

Por T. Zambelli

O capítulo 2 de Filipenses nos ensina a irmos além de nossos interesses, de buscarmos os interesses de nossos próximos (dos outros) – v.4. Para isso, Paulo usa uma palavra chave no v.3, que destaco:

Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos.

Não creio que foi por acaso os exemplos vívidos de humildade que Paulo compartilha neste capítulo. São eles:

Jesus

Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! (vv. 5-8)
 

 

Este foi e é o maior exemplo da história sobre humildade. O próprio Deus se condicionou à posição de homem, tendo sido acusado, torturado e morto por causa de pecados que Ele não cometeu. Ele fez isso em favor do mundo (Jo 3.16)!

Paulo

Contudo, mesmo que eu esteja sendo derramado como oferta de bebida sobre o serviço que provém da fé que vocês têm, o sacrifício que oferecem a Deus, estou alegre e me regozijo com todos vocês. Estejam vocês também alegres, e regozijem-se comigo. (vv.17-18)

 

Paulo foi diversas vezes espancado por amar a igreja e propagar a verdade do Evangelho (cf. 1Co 11). Ele se comparou como sendo um sacrifício em benefício à igreja de Filipos.

Timóteo

Espero no Senhor Jesus enviar-lhes Timóteo brevemente, para que eu também me sinta animado quando receber notícias de vocês. Não tenho ninguém como ele, que tenha interesse sincero pelo bem-estar de vocês, pois todos buscam os seus próprios interesses e não os de Jesus Cristo. (vv. 19-21)

 

Paulo diz que Timóteo é o único apropriado para ser enviado aos filipenses, pois, diferentemente dele, todos buscam os seus próprios interesses! Timóteo sinceramente buscava o bem estar dos filipenses.

Epafrodito

Contudo, penso que será necessário enviar-lhes de volta Epafrodito, meu irmão, cooperador e companheiro de lutas, mensageiro que vocês enviaram para atender às minhas necessidades. Pois ele tem saudade de todos vocês e está angustiado porque ficaram sabendo que ele esteve doente. De fato, ficou doente e quase morreu. Mas Deus teve misericórdia dele, e não somente dele, mas também de mim, para que eu não tivesse tristeza sobre tristeza. Por isso, logo o enviarei, para que, quando o virem novamente, fiquem alegres e eu tenha menos tristeza. E peço que vocês o recebam no Senhor com grande alegria e honrem a homens como este, porque ele quase morreu por amor à causa de Cristo, arriscando a vida para suprir a ajuda que vocês não me podiam dar. (vv. 25-30)

 

Note a mente de Epafrodito: ele não fica angustiado porque estava doente, mas porque souberam que ele mesmo estava doente. Sua preocupação era com os irmãos que haviam descoberto que ele adoecera e não com sua saúde ou doença.
 
Seu problema de saúde quase o levou à morte, no entanto, nas palavras de Paulo, Deus foi misericordioso com ele e com o próprio apóstolo. Epafrodito se colocou à disposição e servia para suprir uma necessidade que a igreja de Filipos não podia dar. Ele buscava tanto o interesse da igreja de Filipos em ajudar Paulo, quanto a necessidade de Paulo em ser ajudado.
 
Conclusão:
 
Você quer ser um exemplo de humildade e mudar o paradigma de pensar somente em seus próprios interesses? Ore refletindo com o SENHOR nestes quatro exemplos de humildade:
  1. Cristo, que morreu pensando no mundo;
  2. Paulo, que sofreu em favor da igreja;
  3. Timóteo, que serviu ao lado de Paulo com interesses sinceros pelo bem estar dos outros;
  4. Epafrodito, que arriscou sua vida para completar um serviço da igreja de Filipos a Paulo.
 
Que a sua e minha disposição de mudança sejam sinceras. Que nossa busca pelo interesse dos outros seja honestas e nosso coração seja direcionado a cumprir com os propósitos de nosso Criador.
 
“Comece por mim, SENHOR!”
Anúncios
maio 2013
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
%d blogueiros gostam disto: